terça-feira, 14 de abril de 2009

Adaptação do homem a um novo paradigma de sociedade

Mas por outro lado, esta sociedade poderá ser responsável por grandes diferenças sociais, tendo em conta o seu grau de exigência. Uma vez que é uma sociedade que vive do poder da informação, tendo como base as novas tecnologias ela poderá ser muito discriminatória, quer entre países, quer internamente, entre empresas, entre pessoas. Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efectuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, este novo cenário mudou e as necessidades de qualificações profissionais e académicas aumentaram consideravelmente. O ser humano tem a capacidade de se adaptar e como tal, as pessoas devem desenvolver uma atitude flexível, com conhecimentos generalistas, capazes de se formarem ao longo da vida de acordo com as suas necessidades e que dominem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A sociedade exige da escola pessoas com uma formação ampla, especializada, com um espírito empreendedor e criativo, com o domínio de uma ou várias línguas estrangeiras, com grandes capacidades de resolução de problemas.

3 comentários:

  1. Tudo que estava escrito é a pura verdade, mas é triste porque mais tarde nós e os nossos filhos não vamos ter empregos, porque os computadores, máquinas,robots vão nos reemplaçar.

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais a sociedade é obrigada a viver em mudanças,tendo em conta as tecnologias da informação e comunicação.Será que é bom!

    ResponderEliminar
  3. A sociedade da informação dá origem a expectativas ambiciosas em muitos domínio de
    actividade. O crescimento explosivo da Internet cria uma expectativa de difusão do
    conhecimento, mais rápida e intensa, em todo o espectro da sociedade.

    ResponderEliminar